Uma viagem a Cesiomaggiore, feita em 2014, desencadeou uma série de questões que foram paulatinamente sendo reveladas com o passar do tempo e de muita pesquisa. O viajante brasileiro, Luiz Francisco Bernardi descobrira que seus ancestrais eram deste comune e ansiava por encontrar descendentes de eventuais irmãos dos emigrantes que partiram ao Brasil nos anos de 1886 a 1889. Procurava por pessoas com o cognome Bernardi.
No entanto, por mais que os procurasse, não obteve êxito e não os encontrou.
De volta ao Brasil, intensificou suas pesquisas e acabou descobrindo nas listas de navios, responsáveis pelo transporte de milhares de italianos rumo ao novo continente, que dos nove filhos do casal Domenico Bernardi e Anna Rosso, da localidade de Dorgnan, oito seguiram ao Brasil e se estabeleceram na pequena Nova Pádua, proximidades de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Havia, então, a possibilidade de encontrar na Itália, descendentes da filha que não emigrou. Ela casara-se com um Dall’Ò.
A busca por residentes em Cesiomaggiore desta família o levou a encontrar Alessia Dall’Ò.
Feitas as comprovações de parentesco, Luiz Francisco e Alessia são terceiros primos de primeiro grau.
Alessia e Luiz passaram, então, a manter contatos regulares até. Que o dia do encontro e do primeiro contato pessoal ocorreu no final de junho último.
Luiz Francisco foi recebido na casa de Alessia em Villabruna. A anfitriã e seu companheiro Leonardo organizaram uma recepção repleta de empatia, comes e bebes variados e muita atenção de parte a parte. Foi um encontro que confirmou as expectativas: muita afinidade e bem querer. Uma noitada memorável compartilhada com familiares e vizinhos.
Bandeiras do Brasil e Itália não foram esquecidas e guarneceram o local
O encontro se repetiu no dia seguinte, em almoço na Cassina Dolomiti, com a presença da vice prefeito de Cesiomaggiore, Martina Stach, de Tarcisio Ferro e esposa e do facilitador Tiziano Dal Ponte.
Durante o almoço uma dupla de cantores animou o local com acordes e canções populares.
Para encerrar o encontro, Alessia e Luiz Francisco se deslocaram até a frente da igrejinha de San Sebastiano, de Dorgnan, e ali renovaram intenções de novos encontros, tanto na Itália, como no Brasil.


